História da Marca Oakley

Tempo de leitura: 3 minutos





A californiana OAKLEY, que faz sucesso com os desenhos espalhafatosos de seus óculos, tornou-se uma das marcas mais cobiçadas do mundo, utilizando tecnologia de ponta aliada a uma linha de design futurista. A marca meche com a imaginação das pessoas pela fusão da arte com a ciência, criando produtos que representam seu compromisso com a excelência, uma redefina o que é possível para aqueles que desafiam seus próprios limites. Depois de três décadas de vida, os óculos da marca fazem parte do uniforme e da vida de atletas do porte do ciclista americano Lance Armstrong,  do velejador Robert Scheidt, da triatleta Fernanda Keller, entre outros.

A História

Tudo começou nos anos 70 quando o “cientista” Jim Jannard, um jovem desertor do curso de farmácia da Universidade de Southem Califórnia e aluno rebelde e aventureiro, deixou a faculdade e passou a vender equipamentos de motocicletas na carroceria da sua caminhonete em eventos de Motocross, esporte que ele praticava nas horas vagas.


Em 1975, munido de US$300 e um laboratório na garagem de sua casa, criou manoplas de motocicletas( capas que revestem as extremidades do guidão) com design e material inovador, proporcionava adesão perfeita quando em contato com a água, permitindo assim executar manobras com muito mais segurança. Esse material foi utilizado nos óculos da marca, como suporte do nariz.

1980 foi lançado O FRAME MX, que com seu designer curvilíneo e lentes especiais rapidamente encontrou adeptos entre atletas profissionais como Mark Barnett, Marty Smith, Johnny O’Mara e Jeff Ward, que passaram a utilizá-los devido a sua claridade e ampla visão periférica. Apesar disso , não obteve sucesso, e acabou retirado do mercado tempos depois.

Em 1983 Foram introduzidos na linha de produtos da marca óculos especiais para prática de esqui na neve, que foram batizados de O FRAME SNOW. Em pouco tempo o logotipo da marca, presente nas laterais de seus modelos se tronaram um simbolo de peso no circuito esportivo mundial.


A história da marca começou a mudar em 1984 quando a Oakley lançou um óculos escuro chamado Eyeshades, que era fito de plástico e tinha lentes removíveis. Esses óculos foram popularizados por Greg LeMond, Vencedor do Tour de France, e outros ciclistas profissionais.


A marca registrou mais de 600 patentes (que vão desde proteção para lentes de óculos até peças especificas da haste) e 1.100 marcas, incorporando alta tecnologia na sua linha de óculos. A emprese utiliza desde materiais como Titânio, Magnésio, Acetato, na confecção de seus óculos.


Um dos segredos do sucesso da marca está justamente na filosofia de distribuição seletiva que pratica. Os varejistas são criteriosamente selecionados por sua capacidade em agregar mais valor á tecnologia Oakley.


A marca Oakley patrocina alguns dos melhores atletas do mundo em esportes como BMX, esqui, snowboard, hóquei, golfe, automobilismo, vôlei de praia, surf, skate, tênis e ciclismo. 
Seu maior garoto-propaganda é justamente o campeão de ciclismo Lance Armstrong, para qual a marca desenvolve produtos especiais como óculos de edições especiais Livestrong. Os modelos eram revestidos nas cores amarelo e preto e levavam a inscrição Livestrong incisa a laser nas lentes.

Óculos de Sol Oakley Radar Patch Livestrong

                                                Óculos de Sol Oakley Radarlock Path

 Óculos de Sol Oakley Pit Bull 


VOCÊ SABIA?

  • Os óculos de sol da Oakley são feitos com lentes de Plutonoite (patente própria) que são as únicas lentes 100% puras do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *